05/12/2018 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

CME-Parceiro com as causas da Educação Municipal finaliza o ano.

No dia 27 de Dezembro, última terça-feira, o Conselho Municipal de Educação realizou a última reunião do ano, tratando de assuntos pontuais: encaminhamos ofício para a Secretaria Municipal de Educação informando mudanças que ocorreram na Lei, tais como a Lei nº 13.663, que altera o art. 12 da Lei nº 9.394/96, para incluir a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz nos estabelecimentos de ensino; e a Lei nº 13.722 que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários das escolas.
Além disso, elaboramos e aprovamos a Resolução nº 03/2018 que trata de mudanças e prazos que a Secretaria de Educação deve estar cumprindo no próximo mês nas escolas.
Conversamos sobre os critérios de matrícula para o próximo ano e as férias escolares que acontecem no mês de janeiro. Colocamos sobre a importância do período de férias, afinal, elas são um direito da criança. Criança não tem direito apenas estar na escola, mas tem direito de estar de férias e de permanecer um tempo com a família.
A Presidente do Conselho, Angela Luísa Ortolan, apresentou os dados do levantamento que foi realizado no Município, graças aos Agentes Comunitários de Saúde, que passaram em todas as famílias e concretizaram o que antes era apenas uma ideia e hoje temos resultados. Por ser o primeiro levantamento, tivemos um resultado satisfatório, mas ainda há muito a ser melhorado. As pessoas que não entregaram o questionário podem deixa-lo na Secretaria de Educação. Para o próximo ano teremos uma nova proposta.
Por fim, fez a distribuição das camisetas do CME. Somos um conselho atuante, que participa de cursos, reuniões, que visita as escolas, que percebe mudanças, que faz críticas para melhorarmos a educação do Município e acima de tudo, um conselho empenhado, que desenvolve suas atividades e busca zelar pela qualidade da Educação Básica Municipal.