25/05/2018 Saúde, Trabalho e Ação Social

Equipe da Atenção Básica em Saúde e da Vigilância em Saúde desenvolvem ação de prevenção ao Aedes aegypti

Na semana de 21 a 25 de maio realiza-se a pesquisa de levantamento de índice amostral para Aedes aegypti, caracterizada pela investigação de locais com água parada (como por exemplo, pneus, garrafas, potes, vasos de flores) que representam criadouros em potencial para o mosquito e coleta de larvas e encaminhamento para o laboratório de entomologia da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, a atividade busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir a infestação pelo Aedes aegypti, orientando sobre as condutas a serem desenvolvidas, principalmente no que tange:
? Manter tampados os tonéis, caixas d’água e lixeiras;
? Conservar as calhas limpas;
? Deixar as garrafas viradas com a boca para baixo;
? Aplicar tela aos ralos;
? Preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
? Limpar diariamente com escova ou bucha os potes de água para animais;
? Realizar manutenção periódica de áreas de piscinas;
? Garantir que as lonas que cobrem materiais estejam sempre bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
? Cuidar com bromélias, babosa e outras plantas que tendem acumular água.

Para este ano, a previsão para a próxima edição da pesquisa de levantamento de índice será entre os dias 10 de agosto a 10 de setembro e entre os dias 15 de outubro a 15 de novembro.

O objetivo da equipe de saúde é colaborar na promoção da qualidade de vida dos munícipes! Desta forma, a secretaria municipal da saúde coloca-se à disposição para sanar dúvidas e contribuir para o bem estar da população.