18/11/2019 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Esconta reúne a comunidade para mais um encontro do Projeto Memória da Nossa História

Na última sexta-feira, dia 15, foi a vez da comunidade da Esconta sediar o penúltimo encontro deste projeto fantástico, que a cada encontro foi criando mais força e ficando mais significativo, graças ao envolvimento e comprometimento das comunidades envolvidas.
O público que chegava ao salão da Esconta era recebido de forma animada por integrantes da comunidade vestidos tipicamente como alemães e italianos, acompanhados pela banda que tocava música alemã. No interior do salão diversos objetos antigos representavam e traziam presente o dia-a-dia dos antepassados.
Os animadores Neusir Alba e Gilmar Fillipin deram início ao encontro que teve significativa entrada de moradores e ex-moradores locais, trazendo consigo símbolos importantes, assim como vestimentas e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da comunidade. O certificado foi entregue às moradoras Dona Irena, de 90 anos, e Dona Irma, de 98 anos.
Ao longo do encontro foi sendo contada a história da comunidade e moradores foram contando curiosidades e houve um momento de religiosidade, que envolveu os presentes.
Na sequência houve a manifestação das autoridades, que agradeceram a presença e parabenizaram a comunidade pela riquíssima apresentação. Como cardápio da noitefoi servido carne de porco, salame, queijo, saladas e doces como grostoli, bolo, rapadura, entre outros.
A Administração Municipal e o STR convidam a comunidade para o grande encontro de encerramento do projeto, que acontecerá no dia 07 de dezembro, no Salão Paroquial. Também estende à comunidade o convite para prestigiar o teatro "Luzes do Deus Menino", no dia 13 dezembro, às 20h, em frente à Igreja Matriz.