17/03/2020 Saúde, Trabalho e Ação Social

Fique atento ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de São Valentim do Sul/RS, em conjunto com a Administração Municipal, vem prestar alguns esclarecimentos e orientações à população sobre o Coronavírus (COVID -19). O Coronavírus é uma famíli

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
A transmissão ocorre por: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos (talheres, compartilhamento de chimarrão, copos e outros) ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar, podendo ocorrer dor de garganta e coriza e, em casos mais graves, insuficiência respiratória. Ainda não existem medicamentos ou vacina que cure a doença, apenas tratamento para o alívio dos sintomas. Sendo assim, é necessário e de responsabilidade de cada um, seguir as orientações da imagem anexada à matéria para evitar a propagação do vírus.
Vale ressaltar que todos os municípios construíram um Plano Municipal de Contingência para infecção humana pelo Coronavírus e que, através dele, estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para que esse vírus não se espalhe. Até o momento, nosso município não possui casos suspeitos e faremos de tudo para que a situação permaneça assim. Porém, cada munícipe também é responsável por fazer sua parte. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde e pelo telefone (54) 3472 2024.