Atualmente o tabagismo é amplamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina. Essa dependência torna os fumantes vulneráveis à cerca de 4.720 substâncias tóxicas, com potencial para o desenvolvimento de aproximadamente 50 condições clínicas, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas, além da associação significativa com o elevado percentual de mortalidade.
Tendo em vista que o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, a Estratégia Saúde da Família de São Valentim do Sul elaborou um Plano de Ações Estratégicas para o controle e prevenção ao tabagismo. Inicialmente os Agentes Comunitários de Saúde realizaram a divulgação do grupo de tratamento para a comunidade e coletaram os dados dos munícipes interessados em participar.
A partir daí, aderiu-se ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que requer no mínimo dois profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades grupais. No município, os profissionais certificados pela Secretaria de Saúde do Estado são o Psicólogo Daniel Cadore e a Enfermeira Jéssica de Campos, que realizaram a capacitação para credenciamento da Unidade Básica de Saúde ao programa.
As consultas médicas foram realizadas pela Dra. Daniele Marchet, com horário de atendimento flexível, após as 17 horas, para os participantes do grupo, a fim de facilitar o acesso e garantir a avaliação e a prescrição, se necessário, das medicações relacionadas.
O primeiro encontro ocorreu na última segunda-feira (06/08), a partir das 17 horas, contando com 15 participantes e os dois profissionais responsáveis. O quantitativo é considerado excelente para um grupo de apoio ao controle de tabaco.
O grupo seguirá as recomendações do Ministério de Saúde e disponibiliza de adesivos e medicação, que podem ser retirados pelos participantes na Farmácia da Unidade de Saúde, conforme prescrição médica.