Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
23/02/2021 Saúde, Trabalho e Ação Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Informe Bandeira Preta Rio Grande do Sul.

O município de São Valentim do Sul está em bandeira preta, mas poderá adotar protocolos da bandeira vermelha. Apesar dos recursos terem sido indeferidos pelo Estado e a Região dos vales estar classificada em bandeira preta no mapa

O município de São Valentim do Sul está em bandeira preta, mas poderá adotar protocolos da bandeira vermelha.
Apesar dos recursos terem sido indeferidos pelo Estado e a Região dos vales estar classificada em bandeira preta no mapa definitivo do Modelo de Distanciamento Controlado, os municípios da Macrorregião Lajeado , que adotaram ao Modelo de Cogestão da mesma, poderão seguir os protocolos previstos em bandeira vermelha.
A ação é possível devido à manutenção da possibilidade de gestão compartilhada, ou seja, do Modelo de Cogestão permitindo que a região adote as medidas da bandeira inferior à classificada.
Nas regiões classificadas em bandeira preta, será permitida a volta às aulas de forma presencial somente para os alunos da Educação Infantil e para os 1º e 2º Anos das Séries Iniciais. Os demais grupos deverão seguir em ensino remoto. Definição do governo estadual.
O Governo ainda anunciou que as suspensões gerais das atividades de atendimento público, passam a ocorrer das 20h às 5h em todo o Estado, a partir de hoje (23) até o dia 1º de março.
As principais regras que estarão em vigor são as que seguem abaixo:
• Suspensão das atividades das 20h às 5h - válida para todo o Estado
• Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público.
• Estão proibidos reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.
• Restaurantes que servem à la carte, prato feito e bufê sem autosserviço, além de lanchonetes, lancherias e bares: podem atender com grupos de no máximo 6 pessoas por mesa e distanciamento de 2 metros entre as mesas. Telentrega, Drive-thru, Pegue e Leve estão permitidos. Fechamento às 20h.
• As Indústrias não são afetadas pela restrição de atividades das 20h às 5h.
• Nos parques e praças fica proibida a permanência nos espaços, sendo autorizada apenas a circulação e realização de exercícios físicos, como corridas e caminhadas, com distanciamento interpessoal mínimo de 1 metro e uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz. Fica proibido o uso das academias ao ar livre e dos parques infantis.
• As academias podem funcionar, com distanciamento, sem contato físico e uso de material individual. A ocupação deve ser de uma pessoa para cada 16 metros quadrados de área útil.
• Esportes coletivos são exclusivos para atletas profissionais, sem público.
• Bancos e lotéricas podem funcionar com atendimento presencial restrito e tele atendimento.
• Cabeleireiro e barbeiro podem funcionar através do atendimento individualizado, por ambiente e distanciamento entre clientes.

Há exceções, como o funcionamento de farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos de alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa).


A secretaria Municipal de saúde reforça a importância dos cuidados sanitários básicos necessários para evitar contaminação, como utilização de máscaras e evitar aglomerações.

Denúncias podem ser feitas diretamente a Brigada Militar através do telefone 051- 37512369.

“Cuidar de si e dos outros é um ato de amor”.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé