27/09/2021 Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços

MapBiomas Alerta São Valentim do Sul

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e aperfeiçoamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução, que faz parte do MapBiomas. Os alertas gerados em todos

Os alertas gerados em todos os biomas brasileiros são coletados e usados como referência para localizar os focos de desmatamento nas imagens diárias de alta resolução. Para cada alerta validado é gerado um laudo, onde são identificadas imagens de antes e depois do desmatamento, os possíveis cruzamentos com áreas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e outros limites geográficos (ex. biomas, estados, bacias hidrográficas). O efeito proposto é gerar uma documentação para alertas de desmatamento que seja equivalente ao que representa a foto da placa do carro nos autos de infração de trânsito e, assim, permitir maior celeridade e eficácia nas ações dos diversos órgãos usuários.

O sistema tem sido utilizado por instituições de fiscalização ambiental, governos, bancos e pesquisadores para fins diversos, como a inspecção ambiental e a regulamentação da concessão de crédito rural. Os dados influenciam o sistema de inspecção, na medida em que transforma um trabalho que antes era apenas de campo em um monitoramento a distância, por imagens de satélite.

O MapBiomas Alerta não é mais um sistema de alertas de desmatamento, mas um esforço para potencializar a usabilidade e eficácia dos alertas já gerados. A partir dos alertas, são produzidos Relatórios Anuais de Desmatamento. Os dados são públicos e gratuitos e podem ser acessados na plataforma: http://alertas.mapbiomas.org