10/01/2024

Nota de Esclarecimento

A Administração Municipal de São Valentim do Sul vem, por meio desta, prestar esclarecimentos acerca do incidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, 10/01, envolvendo um caminhão baú na ERS-431, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul.

Diferentemente das informações inicialmente divulgadas pela imprensa, o veículo envolvido, um caminhão baú, transitava no sentido São Valentim do Sul-Santa Tereza. O incidente, que quase resultou na queda do caminhão da cabeceira da ponte de Santa Bárbara, ocorreu devido à não observância das indicações e alertas dispostos ao longo do trecho, sendo que desde Dois lajeados até o local da ponte existem placas sinalizando a interdição, bem como na cabeceira da ponte, existe uma barreira com tonéis, caixa de brita e cones para impedir a passagem de veículos.

O condutor do caminhão, ao não observar os sinais de alerta e continuar sua rota, freou apenas ao constatar a ausência da ponte , ultrapassando a barreira constante no local. Vale ressaltar que a ponte em questão foi arrastada pelo Rio Taquari durante a cheia ocorrida em setembro de 2023, sendo essencial que os condutores estejam atentos às sinalizações e orientações providenciadas pelos órgãos competentes, a fim de preservar a segurança de todos que trafegam em nossas vias.

Ratificamos a necessidade de atenção redobrada em trechos propensos a riscos, sobretudo diante dos eventos climáticos que têm impactado a região nos últimos meses.