07/11/2019 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Pacto da Amizade entre São Valentim do Sul e Alleghe

Nos dias 05 e 06 de novembro o Município de São Valentim do Sul recebeu uma Comitiva da Província de Belluno, Região do Vêneto, entre eles Oscar de Bona – Presidente da Associazione Bellunesi nel Mondo - ABM. O objetivo deste enc

O objetivo deste encontro é sedimentar relações culturais, econômicas e institucionais entre a Região do Vêneto - Itália e o Rio Grande do Sul – Brasil, com mais força e pujança através de novos Pactos de Amizades e Gemellaggi entre cidades Gaúchas e Vênetas, especialmente durante as comemorações dos 150 anos do início da colonização italiana no nosso Estado.
É buscando nessa oportunidade de aproximar a origem italiana pela semelhança entre duas cidades em questões culturais, sociais e nas suas descendências, que São Valentim do Sul caminha para oficializar uma das ações mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do município: o Pacto de Amizade com a cidade italiana de Alleghe.
Segundo o prefeito municipal Geri Angelo Macagnan, através desse processo, iniciado em novembro de 2018, São Valentim do Sul tem a oportunidade de reviver e valorizar o trabalho dos imigrantes italianos, assim como permitir as gerações atuais e futuras o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o crescimento por meio de intercâmbios social, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos entre as duas cidades.
O Pacto de Amizade com a cidade Alleghe será um marco para a cultura das cidades. O que eleva a admiração e formalização são as suas riquezas históricas e a oportunidade de cooperação para promover os costumes, a história e as tradições da cultura italiana que se instalou em São Valentim, antigo Pinhal Alto.