27/07/2019 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Projeto "Memória da Nossa História" iniciou sendo um sucesso

Iniciou na noite de ontem, dia 26, o projeto cultural "Memória da Nossa História", que será desenvolvido ao longo dos próximos meses, nas comunidades e na Sede do município de São Valentim do Sul, contemplando todas as culturas locais. O primeiro encontro reuniu as comunidades de Fazenda Fialho e Tenente Fialho, além de visitantes que vieram prestigiar a Noite do Filó, denominada assim devido à predominância de famílias italianas nas duas localidades. A recepção foi feitas pelos mais idosos das duas comunidades participantes, juntamente com o prefeito, vice prefeito e pelo Secretário da Educação, que aguardavam carinhosamente na entrada do salão.
O objetivo do projeto é resgatar a história e a memória dos antepassados, através de exposição de objetos antigos, onde os proprietários dos mesmos relatavam a função de cada item de trabalho, contavam a historia de cada objeto exposto. Foi reproduzida, também, uma cozinha italiana, onde foi preparado e servido o "brodo" e a carne lesa, juntamente com café, vinho, queijo, salame, biscoitos, grostolis, entre outras comidas típicas. Além da alimentação, se resgatou, também, a questão da religiosidade, onde algumas pessoas representaram a reza do terço, ajoelhadas e acompanhadas da participação fervorosa do público presente.
Foram representadas, também, algumas atividades de lazer que eram praticadas pelos antepassados, como o jogo das Cinco Marias, os meninos jogaram bola com bolas feitas com meias, os homens jogaram três sete e "la mora", jogos típicos da época e que são praticados até hoje.
Houve muita satisfação e emoção do público que participou e que se sentiu acolhido, integrado e que pode relembrar muitas histórias. O evento conseguiu revigorar a alma e a auto estima de muitas pessoas, especialmente pessoas idosas que puderam participar e se sentiram valorizadas por fazer parte disso, por serem os responsáveis pela construção da história e de trazer as novas geração até aqui.
Os responsáveis pela animação da noite e por interagir com o público foram Neucir Alba e Gilmar Filippin, que ajudaram a comunidade a encenar o "Baile do Lampião", onde foram desligadas as luzes e os participantes dançaram às luzes dos lampiões e liquinhos, que fez com que a comunidade interagisse e começasse o baile.
O evento, que é uma realização do município de São Valentim do Sul com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, contou com a presença de autoridades, dos secretários e servidores municipais.
As comunidades de Fazenda Fialho e Tenente Fialho agradecem muito às pessoas que prestigiaram e fizeram parte da noite. O próximo encontro do projeto "Memória da Nossa História" acontecerá na Comunidade da Azambuja, no dia 17 de agosto.