24/07/2019 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Projeto “Memória de Nossa História” inicia na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, na Comunidade de Fazenda Fialho

O projeto nomeado “Memória da Nossa História” visa acolher, trabalhar e resgatar a cultura do município através de encontros em cada uma das comunidades do município, sendo que será desenvolvido uma noite exclusiva de festejos culturais tradicionais do local. São convidados a participar amigos, antigos moradores e associados, bem como quem eventualmente for de municípios diversos e quiserem prestigiar.
A comunidade, através da comissão organizadora, buscará junto às famílias, objetos antigos que caracterizem o trabalho, o lazer, as necessidades diárias típicas de cada cultura representada na noite. Em cada noite acontecerá apresentações dos talentos locais, como gaiteiros, violeiros, cantores da comunidade, jogos como a mora, dentre outros. Também será apresentado o histórico da comunidade, desde sua criação, serão prestadas homenagens a cada localidade, haverá confraternização, com comidas típicas escolhido por cada comunidade, a noite será animada por uma dupla ao qual faz os munícipes interagirem e se divertirem.
Os encontros, que acontecerão de julho a dezembro de 2019, visam valorizar as comunidades rurais, seus protagonistas para com o desenvolvimento e crescimento das mesmas. Desta forma, buscam melhorar a autoestima dos habitantes de cada localidade, fomentar a cultura do município e utilizar de ornamentos antigos para decorar e privilegiar cada contexto. Confira o cronograma dos encontros:
Fazenda Fialho/Tenente Fialho – 26 de julho
Azambuja – 17 de agosto
Santa Catarina – 06 de setembro
São Joaquim – 13 de setembro
Boa Vista – 11 de outubro
Santa Barbara/Barra – 18 de outubro
Santa Terezinha/Figueira/Santana – 25 de outubro
São Jorge/Pinheirinho – 09 de novembro
Esconta – 15 de novembro
Sede/Marco de Pedra/Fazendinha/Tapera/Facão – fim de novembro ou início de dezembro
A Administração Municipal, desde já, agradece todas as comunidades pelo empenho para que os encontros se tornem possíveis.