14/05/2018 Saúde, Trabalho e Ação Social

QUANTITATIVO REVELA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE EM UM PERÍODO AMOSTRAL DE 2017

O Sistema Informatizado do SUS (e-SUS) disponibiliza o relatório de atividades da Secretaria Municipal da Saúde, no que competem às ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), indicando o quantitativo das principais atividades realizadas no período de janeiro a novembro de 2017 (01/01/2017 a 30/11/2017), revelando-se uma oportunidade propícia para revisitar as ações desenvolvidas pela equipe de saúde.
Os dados apontam para mais de 4.691 consultas médicas, entre elas, 3.072 com Dra. Magali Dri Callegaro, na Estratégia Saúde da Família, com acolhimento de enfermagem de nível superior e/ou técnico para verificação de pressão arterial e peso - e, quando necessário, realização de hemoglicoteste (HGT), temperatura axilar, eletrocardiograma, saturação, frequência cardíaca, frequência respiratória, índice de massa corporal, entre outros procedimentos de triagem. Entre as Consultas com Profissionais de nível superior, realizaram-se 770 consultas de Enfermagem, 9.811 atendimentos farmacêuticos (com investimento de R$ 113.545,98 em medicamentos e 1.564 munícipes atendidos), 343 visitas domiciliares pela equipe multidisciplinar (ESF e CRAS), 18 encontros do Grupo de Pessoas com Deficiências (PCD’s) no âmbito do CRAS.
Realizaram-se mais de 100 atividades coletivas, como oficinas terapêuticas, grupo mensal de gestantes e puérperas, grupo de combate ao tabagismo, com destaque para as Campanhas do Outubro Rosa (158 participantes), I Conferência Municipal da Saúde das Mulheres (150 participantes), Programa Saúde na Escola (integrando 50 crianças da escola infantil e 54 jovens do ensino médio) e a Campanha do Novembro Azul (com oferta de testagem rápida de Hepatites Virais, HIV e Sífilis, exame laboratorial de P.S.A, consulta com médico urologista e atividade de educação em saúde para a população masculina adulta e idosa, contando com a participação de 289 homens).
Além disso, realizaram-se campanhas temáticas mensais, com a confecção de folders distribuídos pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas mensais, abordando diferentes temas ligados à saúde pública, como por exemplo: Prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, conscientização sobre automedicação e cuidados no uso de medicação por idosos, Maio Amarelo: prevenção aos acidentes de trânsito, Campanha sobre a Valorização da Vida, Agosto Dourado (exclusivo às gestantes e puérperas), Prevenção do Câncer Bucal, entre outras.