28/12/2020 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Rota turística “Águas e Vales” é apresentada

Buscando viabilizar a captação de recursos para a pavimentação da estrada que liga as cidades de São Valentim do Sul, Dois Lajeados e Cotiporã, os municípios uniram-se em 2018 e criaram uma rota turística, a qual foi denominada “Águas e Vales”. Os mesmos compartilhavam da mesma visão e entendiam que o trajeto, que circunda o Vale do Rio Carreiro, oferece um imenso potencial turístico.
Após inúmeras reuniões, pesquisas e estudos, os municípios oficializaram através de Lei Municipal, a criação da rota, a qual possui extensão total de 29,1 quilômetros. Sendo 9,3Km à São Valentim do Sul, 11,8km à Dois Lajeados e 8km pertencem à Cotiporã,. Estima-se um investimento superior a R$ 30 milhões para a conclusão da pavimentação.
Na tarde de ontem, 21 de dezembro, foi realizada na Câmara de Vereadores de Cotiporã, a apresentação da rota turística. O evento contou a presença de representantes dos três municípios, bem como do Deputado Federal Nereu Crispim.
“O percurso, além de abrigar pontos turísticos naturais, possui um rico exemplar da arquitetura imigrantista, apelo ao turismo religioso, abrigando ainda um dos territórios mais produtivos dos municípios. Isso fortalece a pavimentação do trecho que oferecerá condições ideais para o escoamento da produção.”, afirma a Presidente da Rota Turística Águas e Vales, Patrícia Gabriel.
O Deputado Federal Nereu Crispim agradeceu o prestigio de poder estar visitando e acompanhando a obra nos municípios, na qual garantiu recursos para a execução da mesma. “Estou extremamente feliz em ver esse projeto sendo realizado, o qual demonstra o esforço, responsabilidade e transparência das Administrações.”.
Na ocasião, o Prefeito de São Valentim do Sul, Jerry Ângelo Macagnan afirmou que o projeto demandou muito trabalho e união dos municípios, bem como das autoridades estaduais e federais. “Somos privilegiados por residir em uma região abençoada pela natureza e que se desenvolve cada vez mais”.