20/06/2024

São Valentim do Sul conquista nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi

Temos o orgulho de compartilhar que nosso município subiu ao 119º lugar nacional em 2024, entre 5.570 municípios do país, uma melhoria notável comparada à posição 374 em 2023.

Este ranking, organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), avalia a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Por que isso é importante? O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal garante maior transparência e confiabilidade nos dados fiscais dos municípios. Ele compara o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais, permitindo uma gestão pública mais eficiente e transparente.

Como é calculado? As posições são baseadas nos dados enviados mensalmente, bimestralmente, semestralmente e anualmente, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101 de 2000) e as normas do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF).

A contadora responsável, Aline Baldissera, destaca que a equipe da contadoria municipal está sempre se atualizando e buscando melhores resultados. Ver esse trabalho e dedicação serem reconhecidos a nível nacional é extremamente recompensador.

Parabéns a todos os envolvidos! Continuamos trabalhando com transparência e eficiência para o bem de São Valentim do Sul.