Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
01/04/2020 Saúde, Trabalho e Ação Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saúde Mental x Coronavírus

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Diante disso, uma série de medidas foram tomadas para evitar a sua disseminaçã

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Diante
disso, uma série de medidas foram tomadas para evitar a sua disseminação, mudando a rotina da maioria das pessoas.
Tais mudanças podem causar impactos significativos na saúde mental da população. Sentimentos como o medo, a incerteza e a ansiedade frente ao futuro costumam emergir nesses momentos. Porém, existem algumas proposta de cuidado que podem minimizar o prejuízo emocional causado pelo coronavírus. Dentre elas, estão as seguintes recomendações:
- Durante o período de isolamento, procure manter contato com sua rede de apoio (família, amigos), através de telefonemas, e-mails, redes sociais,
mensagens e chamadas de vídeo;
- Fique atento aos seus sentimentos e pensamento. Angústia, ansiedade e estresse aparecerão e não precisamos temê-los. Embora não possamos escolher o que vamos pensar ou sentir, podemos escolher o que fazer com
nossos pensamentos e sentimentos.
- Reconheça suas emoções e aceite-as
- Evite pensar constantemente sobre a doença. Focar demasiadamente neste assunto pode causar sintomas que aumentam seu sofrimento emocional como: nervosismo, agitação ou tensão, sensação de perigo iminente, aumento da freqüência cardíaca, suor, tremores sem justa causa, ansiedade.
- O excesso de notícias sobre o assunto pode gerar aumento significativo de ansiedade e estresse. Procure diminuir o contato com notícias que lhe façam sentir assim. Além disso, busque informações sempre em fontes confiáveis.
- Se você conhece alguém com sintomas de COVID-19, não o discrimine e não faça com que ele se sinta culpado.
- Em relação à saúde emocional das crianças, acolha os medos dos pequenos, encontrando formas lúdicas de falar sobre a doença e sobre maneiras de se proteger.
- Da mesma forma, proteja seus idosos, informando-os sobre os cuidados necessários diante da pandemia. Acolha os medos e auxilie com as dúvidas que possam surgir.
- Atividades físicas também são potentes ferramentas para evitar o estresse e diminuir a ansiedade. Pratique-as, se possível, em ambientes protegidos, longe de aglomerações ou de lugares com bastante circulação de pessoas.
E lembre-se: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. Caso perceba dificuldades para lidar com esta situação, procure ajuda com alguém de sua confiança ou um profissional da saúde. Precisando de um apoio para manejar seus sentimentos, nos contate através dos seguintes telefones (54) 3472 - 2020, (54) 3472 - 2024 ou (54) 3472 - 2018.

Fontes: Organização Mundial da Saúde
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
UFSCar

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé