Na última terça-feira, dia 21, servidores da Secretaria de Educação participaram de curso sobre Gestão de Transporte Escolar, na FAMURS, em Porto Alegre, onde estiveram presentes técnicos da área e uma bancada de auditores do tribunal de contas. Na oportunidade foi realizada uma explanação do sistema, um software desenvolvido pela empresa Mstech Educação e Tecnologia e que possui formulários de cadastro e de pesquisa do Sistema Municipal do Transporte Escolar, de veículos, condutores, monitores, fornecedores, rotas, combustíveis utilizados, dados de alunos usuários e das escolas nas quais estudam, entre outras informações. Com isso, as rotas poderão ser otimizadas, contribuindo para a melhor utilização dos recursos financeiros. Uma equipe com 20 profissionais, entre programadores, analistas, testadores, designers, entre outros profissionais, participou do desenvolvimento da ferramenta, que consumiu aproximadamente mil horas de trabalho. As servidoras Lisete Link e Fátima Busatto atuaram junto à empresa, fornecendo as informações sobre o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate).
O Peate transfere recursos financeiros aos municípios que realizam o transporte de alunos da educação básica da Rede Estadual, residentes no meio rural.
Para participar, o município assina um Termo de Adesão, sem necessidade de qualquer outro acordo, contrato ou convênio. O recebimento de recursos financeiros ocorre de acordo com o número de alunos da rede pública estadual, residentes no meio rural a uma distância mínima de dois quilômetros da escola pública mais próxima.
Em 2016, o Tesouro de Estado destinou aos municípios o valor de R$ 115,4 milhões para o financiamento do transporte escolar de alunos da rede estadual. Para o ano de 2017, os 467 municípios receberão R$ 152 milhões, um aporte 32% superior ao período anterior.
Fonte e crédito das fotos: FAMURS